Certos riscos valem a pena?

Sharp homenageando a Jacob.

Vencendo o Leeds United por 1x0 na final dos play-offs da League One da temporada 2007-2008, o Doncaster conseguiu voltar à Championship depois de 50 anos. Fato histórico. Três temporadas depois, o time luta contra o rebaixamento e, por enquanto, vem mostrando que vale tudo (ou quase) para isso.

Em 2010-2011 isso quase aconteceu, mas a vigésima primeira colocação evitou tal problema. Já para 2011-2012, pouca coisa mudou e o time começou muito mal. A dependência do (sempre) artilheiro Billy Sharp se tornou ainda mais exagerada até chegar ao ponto de que: ou ele marcava, ou o Doncaster perdia.

Após 6 derrotas e um empate em 7 jogos, o treinador Sean O'Driscoll foi demitido. Por incrível que pareça, isso surpreendeu a muitos na Inglaterra, porque ele treinava o Donny desde 2006 e foi um dos responsáveis pelo projeto que deu o acesso à Championship em 2007-2008. A incerteza reinou em Keepmoat depois deste fato.

Algumas semanas depois surgiu o boato de que Dean Saunders seria seu substituto. Poucos acreditavam, já que o galês estava fazendo seu primeiro trabalho como treinador e, ainda por cima, na BSPL com o Wrexham United. Mas o presidente John Ryan quis surpreender de novo e o boato se tornou realidade. Só pra constar, seu trabalho no Wrexham vinha sendo excepcional. Ele chegou ao clube galês em 2008 e o salvou do rebaixamento; em 2011, deixou-o no topo da BSPL. Como se não bastasse tudo isso, foi discípulo do grande Graeme Souness.

Esta mudança sem dúvida foi radical, mas não a única promovida neste Doncaster. Há cerca de dois meses atrás um outro nome ecoou em Keepmoat: Willie McKay. Ele não seria um novo presidente, treinador ou jogador, mas seria alguém para mudar a cara do Donny. McKay é um dos mais famosos agentes da Inglaterra e da França, sendo responsável por várias transações de atletas entre os dois países.

Realmente é de se surpreender que, influente como ele é, tenha chegado ao Doncaster recebendo apenas 2 mil libras semanas, depois de ter recusado propostas de outros clubes. Dirigentes da "The Football League" estão suspeitando bastante desta suposta boa vontade de McKay e já acompanham o caso com atenção.

De qualquer forma, McKay já conseguiu trazer os experientes Pascal Chimbonda, Herita Ilunga e, principalmente, El-Hadji Diouf para o Donny. Vale lembrar que, há poucos anos atrás, ele chegou a ser preso juntamente com Harry Redknapp e mais algumas "personalidades", acusado de estar envolvido em transferências ilegais. No entanto, a equipe de investigação liderada por Lord Stevens não conseguiu provar nada contra eles.

Seguramente alguns estão se perguntando, mas por que o presidente traria um homem assim para seu clube? Bom, digamos que ele é mais um daqueles milionários excêntricos. John Ryan, ou melhor, Dr. John Ryan foi o homem que "popularizou" a cirurgia plástica na Inglaterra, montando várias clínicas e fazendo fortuna com tal feito. Ele chegou a participar de um reality show intitulado "The Clinic", uma espécie de "Dr Hollywood" de lá. Em 2002 vendeu sua empresa e se dedicou exclusivamente ao Doncaster. Aliás, se dedicou tanto que, em 2003 entrou em campo pelo time em uma partida contra o Hereford United. Realizou tal feito com 52 anos de idade.

Mesmo sendo um tanto extravagante, não podemos tirar os méritos do Dr. Ryan, que é um grande empresário e colocou o Doncaster na Championship. A dúvida fica a cargo de como o time irá proceder quando os jogadores que chegaram (e ainda chegarão) por empréstimo forem embora. Ele sabe, melhor do que ninguém, que não é assim que se monta um elenco.

Apesar dos pesares, quem segue com muita moral em Keepmoat é o já mencionado Billy Sharp. Ainda que conte com a companhia de El-Hadji Diouf, ele segue sendo o principal nome do Doncaster. A maior prova disso foi quando seu filho Jacob morreu pouco depois do nascimento e, três dias após esta tragédia, ele entrou em campo e deixou um gol na derrota para o Middlesbrough por 3x1.

O problema é que, até o momento investimentos e superação não tiraram o Donny da zona de rebaixamento. O time é o vice-lanterna da Championship com 22 pontos sendo que o Millwall, primeiro fora da "zona da degola", tem 26. É uma diferença que pode ser quitada, mas o Doncaster precisa manter os pés no chão e seguir lutando muito até o fim da temporada.

Gilmar Siqueira
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012 às 14:52

Gostou? Compartilhe

Siga o Football League Brasil

Postagens recomendadas:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar:

 
 
 

Blog Archive

Arquivo do blog