Norwich e sua ascensão "meteórica"


Com dois acessos em duas temporadas consecutivas, o Norwich foi a principal surpresa da Championship e tentará ao menos permanecer na Premier League.

Tudo começou na temporada 2009/10 ainda na League One, logo na estreia os Canaries tomaram 7x1 do Colchester United em pleno Carrow Road. Alguns dias depois, o treinador Bryan Gunn foi demitido e para seu lugar foi contratado Paul Lambert, que comandava justamente o Colchester. Este fato culminou para que o Norwich se tornasse a primeira equipe, desde o Manchester City há 11 anos atrás, a chegar à Premier League com dois acessos consecutivos.

No decorrer daquela temporada, os Canaries continuaram por muito tempo atrás do Leeds United e o título parecia improvável mas, depois de uma repentina queda dos Whites, o time de Carrow Road conseguiu tomar a dianteira e sagrou-se campeão.

Para a disputa da Championship, foram trazidos o goleiro John Ruddy, o zagueiro Elliott Ward, os meias Andrew Surman e David Fox e o atacante Simeon Jackson, mas um outro acesso nem era cogitado.

O começo de temporada dos Canaries foi até certo ponto irregular mas, aos poucos, acabaram  melhorando em campo e a figura de seu craque, o atacante e capitão Grant Holt, foi aparecendo. Já em meados de dezembro, a equipe amarela estava na zona de "play-offs".

Dentro de campo, Lambert armava esta equipe em um tradicional 4-4-2, sem muitas variações. No setor defensivo, destaque para John Ruddy, que fez uma belíssima temporada e fechou o gol sempre que exigido.

Na primeira linha de 4, os zagueiros Russell Martin e Zak Whitbread são muito bons tecnicamente e, ao longo da temporada, pouco deixaram a desejar.

A segunda linha de 4 foi talvez o ponto forte deste time e demonstrou qualidade demais. Os wingers foram David Fox (pela direita) e Andrew Surman (pela esquerda). Mais centralizados atuaram o galês Andrew Crofts e Wes Hoolahan, que formaram uma dupla simplesmente sensacional, tida como uma das melhores da Championship.

Na maior parte da temporada o ataque foi formado por Simeon Jackson, vice-artilheiro da equipe com 13 gols, e o capitão Grant Holt, grande craque dos Canaries e que marcou 23 vezes.

A reta final da campanha se mostrou ainda mais fantástica para este time, que teve apenas uma derrota em 15 jogos e, incrivelmente, marcou 13 gols nos últimos minutos das partidas.

O jogo que sacramentou de vez o acesso da equipe amarela foi uma vitória por 1x0 ante o Portsmouth (gol de Jackson) na penúltima rodada da Championship. Enquanto isso seu principal rival na briga pelo acesso direto, Cardiff, perdeu por 3x0 para o Middlesbrough, no jogo que foi uma das maiores "zebras" da temporada.

Apesar de querer deixar todos os créditos com seus comandados, Paul Lambert é um dos principais responsáveis por esse acesso. O ex-meia, que venceu uma Champions League defendendo o Borussia Dortmund e chegou à final da Copa da UEFA de 2003 pelo Celtic, teve 58,4% de aproveitamento no banco de Carrow Road, mais do que qualquer outro treinador que comando o time.

As já citadas contratações feitas pelo escocês foram de alto risco, mas todas deram certo e, como se não bastasse isso, ele tem total confiança de todos os jogadores do elenco, pois segundo os mesmos "ele chegou com autoridade a Carrow Road e todos sabem o que ele quer".

Para a próxima temporada, os Canaries têm como objetivo a permanência na Premier League e, para isso, já fizeram boas contratações: o lateral Ritchie De Laet (empréstimo), do Manchester United; o meia Elliott Bennett, do Brighton e os atacantes Steve Morison e James Vaughan, de Millwall e Everton, respectivamente.

Gilmar Siqueira
sexta-feira, 8 de julho de 2011 às 14:55

Gostou? Compartilhe

Siga o Football League Brasil

Postagens recomendadas:

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar: